Otimizando Windows

Configurações da máquina:
Windows XP Professional Service Pack 3
(chave original, versão em inglês)
Intel Pentium Dual Core 2.8GHz
Memória RAM 1GB DDR2-SDRAM
HD Samsung 232GB SATA
nVidia GeForce 6800 XT 256MB

Passo 1: Removendo o Começo da Ferrugem
Os efeitos visuais, ou seja, as animações, somnras, e extras da interface polida do Windows XP comem CPU e memória (especialmente em PCs antigos). Aperte as teclas Windows + Pause Break ao mesmo tempo ou clique com o botão direito em My Computer (Meu Computador) e escolha Properties (Propriedades). Navegue até a aba Advanced (Avançado), e clique no primeiro botão Settings (Configurações) Computadores muito lentos (menos de 1GHz) devem definitivamente escolher pela melhor performance desabilitando tudo. A maioria dos computadores não sente diferença quando as seguintes opções estão marcadas:

  • Animate Windows when minimizing and maximizing
  • Smooth edges of screen fonts
  • Smooth-scroll list boxes
  • Use drop shadows for icon labels on the desktop


Se você planeja usar tasks comuns (como o utilitário de gravação de CDs do Windows Explorer), você pode deixar Use common tasks in folders ativado. Leia a lista e determine o que você precisa. Teste as configurações e dê Apply (Aplicar) e depois OK.
Tire sua imagem de plano de fundo e você notará uma leve mudança na velocidade da desktop. Também (dependendo do tamanho da imagem) vai te dar mais memória livre. Isto pode ser acessado por um clique com o botão direito no desktop, selecionando Properties (Propriedades), na aba Desktop (Área de Trabalho) e procurando pela imagem:


Simples e eficiente

Passo 2: Removendo Programas Extras
Em geral, quanto mais programas você tem instalado, mais memória eles usam. Não é o caso de todos os programas, mas é bom sempre remover programas que você não usa. Você salva espaço em disco e memória se os programas abrem com o Windows.
Entre no Control Panel (Painel de Controle) e vá em Add/Remove Programs (Adicionar e Remover Programas). A lista de programas que você ve raramente contém algo essencial ao PC. A maioria dos programas foi instalado por um usuário e pode ser removido se não for necessário – apenas não remova componentes do Windows como Microsoft Office, ou atualizações. Passe pela lista e remova todos os programas que você absolutamente não usa nem precisa. Tudo que você não conhece pode ser procurado no oráculo antes de ser desinstalado. Não remova nenhum driver a menos que o hardware foi removido do PC. Se seu antivírus ou antispyware estão expirados e desatualizados, você pode desinstalá-los já que eles ocupam muito espaço e existem alternativas grátis. Removedo alguns pode necessitar um reiniciamento.

Passo 3: Limpando Registro e Arquivos Temporários
O melhor programa que já usei para limpar arquivos temporários e registro foi o CCleaner. Ele é um dos melhores programas e pode definitivamente ajudar a remover problemas do sistema. Baixe e instale o programa, checando de não ativar funções extras que você não vai usar como a Yahoo! Toolbar que ele tenta instalar. Rode o programa e desmarque todos os itens que deseja remover. Se você quiser, vá nas opções avançadas e marque o que quiser para arrumar erros com o PC. Depois clique em Analizar. Após alguns segundos vai estar completo, dando um log detalhado do que ele encontrou:


Liberei 110 MB de espaço!

Passo 4 – Removendo o Peso das Costas do Windows
Removendo programas extras que se ativam quando o Windows inicia aumentará significativamente a performance. Estes programas abrem no tray ao lado do relógio, mas as vezes não podemos ver todos. Note que estes programas normalmente não precisam abrir com o sistema para funcionar! Do menu Start (Iniciar), clique em All Programs (Todos os Programas), então clique em Startup (Inicializar) e escolha Explore (Explorar). Delete todas as entradas repetidas ou atalhos que você não precisa. Raramente você precisa de algum atalho nesta pasta.
Do CCleaner mencionado acima, navegue para a aba Ferramentas na esquerda, e clique em Programas Iniciados com o Sistema. Esta ferramenta mostra onde no registro encontrar estas chaves que removerão os programas da inicialização:

Imagem reduzida 72% do seu tamanho original [ 709 x 373 ]


Somente deixei os drivers da placa de vídeo e som.

No Windows, tasks comuns essenciais rodam como “Serviços” debaixo do svchost.exe. Estes serviços incluem Windows Firewall, Windows Installer, e várias outras funções. A maioria dos serviços na lista não são necessários. Por isso, alguns podem ser desativados para liberar alguma RAM.
O melhor jeito de desativar serviços individualmente, escolha Start (Iniciar), Run (Executar), digite services.msc e aperte OK. Clique em quaisquer serviços que quiser desativar. Do menu Startup Type[b] escolha [b]Disabled (Desativado). Desative o serviço atualmente rodando clicando no botão de parar. Serviços normais devem estar marcados como Automatic (Automático) ou Manual. Qual serviço devo desativar? É impossível definir a resposta. Normalmente você deve desativar os que precisar. Se estiver em dúvida, cheque este artigo (cuidado com a configuração Bare Bones!)

Passo 5 – Limpe o Desktop e o [b]Start Menu (Menu Iniciar)[/b]
Agora é uma boa hora para limpar outras áreas chaves do PC. Comecei por deletar atalhos inúteis e arquivos do Desktop (que aparece apertando Windows + D). Delete tudo que for necessário! Os atalhos parecem insignificantes mas ocupam bastante espaço. Também, navegar num desktop cheio é impossível. Crie pelo menos pastas para separá-los (ex: Downloads, Textos, etc). Um desktop limpo vai aumentar sua produtividade mesmo que não ajude muito na performance. Também limpe o Start (Iniciar) apagando itens que você não usa (ex. um antigo antivírus, player de música, navegador) ou de programas que você só usa quando abre algum arquivo (ex. Quicktime, Windows Media Player).

É O FIM
Estes passos levam no máximo 15 minutos depois que você aprende o processo. Para uma melhora ainda maior, desfragmente seu HD (antes de ir dormir é uma idéia já que leva muito tempo para acabar). Fique de olho ao instalar programas para ver se precisa de mais memória ou outra limpeza. Não esque
ça de atualizar sempre os drivers (ex. placa de vídeo, de som) e atualizar o sistema sempre que lançadas novas atualizações.

Fonte:Xtibia
Créditos:LordFire

June 7, 2009

Posted by: admin

Category: Dicas, Windows

Tags:

Comments

No Comments

Leave a reply

Name *

Mail *

Website

Free Web Hosting