Como recuperar seu pen drive queimado

Seu pen drive parou de funcionar, não acende mais o LED, não é reconhecido como um dispositivo USB pelo computador.

Pesquisando na internet, encontrei um tópico em um fórum que fala sobre problema semelhante.

Tratava-se de uma pen drive da Kingston com capacidade de 1GB.

Com a ajuda de um canivete abra do corpo de plástico da memória. Faça esse procedimento com cautela. As poucos vá descolando as extermidades.

Observe as imagens abaixo:
Click the image to open in full size.
Abrindo o pen drive com canivete
Click the image to open in full size.
Pen drive no “osso”

Após a pen drive ficar no “osso”, conecte na porta USB. Para surpresa o LED acendeu e o sistema detectou um dispositivo USB, porém, disse ter encontrado problemas e não conseguiu reconhecê-lo como uma nova unidade de armazenamento.

Nesse passo já havia detectado o primeiro problema: o conector USB. Devia haver alguma folga no conector ou falha na solda que faz a conexão com a placa, que ao abrir a memória cessou temporariamente. Por isso é importante, antes de qualquer coisa, verificar o a conexão do conector USB com a placa.
Bem, como o sistema chegou a detectar um dispositivo, longo pensei em dar um curto no chip maior da placa, como já relatado em dicas anteriores: Dica 1 e Dica 2.
Fiz o curto e não adiantou, continuava não reconhecendo.
uma pessoa em outro forúm relatou ter êxito no tópico do fórum acima divulgado, autor do desenho esquemático abaixo, o mesmo afirmou que a fisionomia da kingston DataTraveler de 512MB era diferente de outras pen drives. Não obstante ao relatado, sabia que a memória que tinha em mãos talvez não fosse legítima.
Com a ajuda do desenho esquemático, procure os transistors na placa da pen drive de 1GB que se assemelhavam com o descrito. Veja imagem abaixo:

This image has been resized. Click this bar to view the full image. The original image is sized 512×384.

Click the image to open in full size.
O próximo passo foi arrumar dois grampos usados em grapeadores de papel,e entortá-los de modo que pudessem encostar uma extermidade na perna x e outra na perna y. Ao enconstar as extermidades do grampo nas pernas “1x” com “1y” e “3x” com “2y”, o LED piscou e o sistema operacional BIPOU reconhecendo um novo dispositivo USB, só que dessa vez como USB Mass Storage Device. Após instalação automática dos drivers pelo sistema, uma nova unidade de disco removível foi reconhecida.
Click the image to open in full size.
Realizando o teste

Pronto! o pen drive havia sido parcialmente recuperada. Digo “parcialmente”, porque foi possível recuperar os dados, mas para consertá-la definitivamente e depois lacrá-la, ainda há de se criar uma outra solução.

Informações importantes:
Na primeira vez que tentar realizar o procedimento descrito acima, ao tentar acessar a unidade removível, o sistema pedia para formatar a memória. Foi nesse momento que desconfiei que os dados podiam ter sido perdidos. Quando formatá-la, observe que sua capacidade terá sido reduzida de “1GB” para “8MB”. Tente usar o programa chkdsk do Windows para tentar identificar o problema, ai perceba que a unidade estava sendo reconhecida como “RAW”.

Fonte: Pen Drive Net

July 9, 2009

Posted by: admin

Category: Dicas, Tutoriais

Tags:

Comments

No Comments

Leave a reply

Name *

Mail *

Website

Free Web Hosting